top of page

Dicas essenciais para a prova de Port.

  • Foto do escritor: Marcos Vinicíus Almeida Delduque
    Marcos Vinicíus Almeida Delduque
  • 25 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 28 de fev. de 2022

Sujeito: não se pode dizer que é o ser que pratica a ação


O cantar é belo.


Em "O cantar é belo", o cantar é o sujeito e não é um ser. Ademais, o sujeito, além de nem sempre ser um ser, não é necessariamente quem ou o que pratica uma ação, ele pode sofrer ou praticar uma ação.


Verbo: não se pode classificar um verbo como transitivo ou intransitivo pensando na ideia de um transmitir sentido completo e o outro não. É preciso pensar, na verdade, se ele tem complemento ou não na frase.


Ela mora em Uberaba.


Em "Ela mora em Uberaba", mora é verbo intransitivo, pois "... em Uberaba" é apenas uma noção de lugar. Pense: mora tem sentido completo? Tem. Em "O cachorro mordeu o gato", mordeu é verbo transitivo, mas se perguntássemos se mordeu tem sentido completo, diríamos que sim, esse verbo transmite uma informação concreta, mas na frase, ele tem complemento. Veja que os dois transmitem um fato concreto, mas mesmo assim, um é intransitivo, e o outro, transitivo.


Predicado: classifica-se o predicado observando-se qual o termo mais importante.


Pode aparecer predicativo do sujeito sem verbo de ligação - > Eles cantavam felizes - o verbo cantavam não é de ligação, mas há um predicativo do sujeito, o adjetivo felizes.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Playlist de conhecimento - 2020

Produção do ano de 2020: 1 - UNIDADE 1 -> TEMAS 1 E 2 2 - UNIDADE 1 -> TEMAS 3 E 4 3 - UNIDADE 1 -> TEMAS 5 E 6 4 - POVOS INDÍGENAS-...

 
 
 

1 comentario


nevineto297
26 mar 2021

Vlww marcao ajudo de mais


Me gusta
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Marcos Vinícius de Almeida Delduque. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page