GEOMETRIA- ÂNGULOS
- Marcos Vinicíus Almeida Delduque
- 26 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
1. Vamos logo direto ao assunto, ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem. Um ângulo cujos lados não são semirretas coincidentes nem opostas divide o plano em duas regiões: uma convexa e uma não convexa. Podemos classificar tanto o ângulo convexo e não convexo.
2. Para continuar, para medir um ângulo, devemos nos basear na abertura dele. A unidade de medida-padrão para medir ângulos é o grau.
3. De acordo com suas medidas, os ângulos recebem classificações, que são estas:
- Ângulo reto-> Ângulo cuja medida corresponde à 90 graus.
- Ângulo agudo-> Ângulo que possui uma medida maior que 0 graus porém menor que 90.
- Ângulo obtuso-> Ângulo maior que 90 graus porém menor que 180.
- Ângulo raso-> Ângulo cuja medida corresponde à 180 graus.
- Ângulo nulo-> Medida de 0 graus.
- Ângulo de 360 graus.
4. Uma coisa muito importante e simples que todos devem saber é medir e construir um ângulo. Bem, as duas coisas são bem fáceis. O instrumento mais utilizado para medir um ângulo é o transferidor, e os mais comuns são os de 180 e os de 360 graus. Para medir um ângulo usando o transferidor, devemos posicioná-lo no ponto de referência (0), e a semirreta correspondente ao outro lado do ângulo vai indicar, no transferidor, sua medida.
FONTE: Khan Academy. Como medir ângulos com um transferidor | Ângulos | Matemática | Khan Academy. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/.
Comments