PORTUGUÊS- FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; VERBOS
- Marcos Vinicíus Almeida Delduque
- 29 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
1. - Frase: é um enunciado que possui sentido completo, podendo ser formada por uma palavra ou mais, ou de um verbo ou não. Mas sempre tem um propósito comunicativo, portanto transmite um conteúdo satisfatório e completo em que é utilizada. Além disso, a frase constitui-se de uma entoação, caracterizada pelos sinas de pontuação, que por sua vez, exprimem gestos, expressões do rosto, do olhar, além de ser complementada pela situação em que o falante se encontra.
2. - Oração: é basicamente uma frase constituída de um verbo ou de uma locução verbal. Além disso, apresenta sujeito e predicado e a sua principal característica é a presença do verbo.
3. - Período: É uma frase que possui uma ou mais orações. Quanto à essa característica, é classificado em: simples-> possui apenas uma oração e composto-> possui duas ou mais orações.
IMPORTANTE-> VERBOS: palavras que exprimem ação, estado ou fenômenos da natureza. Possuem uma forma original, chamada de infinitivo. Quanto à essa característica, os verbos recebem três conjugações, que são estas:
- Primeira conjugação: verbos terminados em -ar.
- Segunda conjugação: verbos terminados em -er ou -or.
- Terceira conjugação: verbos terminados em -ir.
Verbo também é a palavra que pode indicar tempo passado (pretérito), presente e futuro.
Para se flexionar em tempo, modo e pessoa, o verbo muda sua terminação.
- Tempo presente: fato que ocorre no momento da fala ou é um fato habitual. Recebe duas classificações, que são estas: atemporal-> expressa um fato sem início ou fim. Histórico-> usado em textos históricos ou manchetes de notícias, para aproximar o leitor da realidade passada e remarcar os fatos.
As três pessoas do discurso são:
- Primeira pessoa do singular ou plural. Eu/ Nós.
- Segunda pessoa. Tu/ Vós.
- Terceira pessoa. Ele(a)/ Eles(as)/ você(s).
Modos verbais: Indicativo: é o modo da certeza. Indica algo que seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá. Subjuntivo: trata-se de uma situação hipotética (dúvida). Imperativo: é o modo pelo qual se expressa uma ordem, pedido, um conselho ou orientação (comando). Além disso, pode ser afirmativo ou negativo.
Modos do indicativo:
- Presente do indicativo: indica uma ação que ocorre no momento da fala, ou também um fato habitual.
- Pretérito perfeito: indica um fato concluído, acabado.
- Pretérito imperfeito: indica um fato que pode ter continuidade.
- Pretérito mais-que-perfeito: indica uma ação passada que ocorreu antes de outra ação também passada.
- Futuro do pretérito: indica uma ação que poderia ter acontecido, porém algo impediu.
- Futuro do presente: indica uma ação que pode acontecer em relação ao presente.
FONTE: Disponível em: <https://www.portugues.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.html> Acesso em 29 de fev. de 2020. Frase, oração e período (Aula 1 de 5) - #BdL.
Comments