POVOS INDÍGENAS- ASTECAS
- Marcos Vinicíus Almeida Delduque
- 25 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Chamados também de méxicas, os povos astecas moravam em uma cidade chamada de Atzlán, até por volta do século 12. Em busca de terras férteis estabeleceram-se no Vale do México, em 1325 e lá ergueram a cidade de Tenochtitlán. Aos poucos, Tenochtitlán cresceu e os astecas se expandiram, dominando cidades e povos da região e formando um império imenso composto de uma diversidade de povos.O império asteca nunca foi uma unidade política; era formado por povos com diferentes graus de subordinação aos astecas:
Alguns povos eram administrados por governantes astecas;Outros pagavam tributos, mas tinham relativa autonomia;Outros, ainda, só pagavam tributos à força, quando eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas. Além disso, os mesmos tinham que cultuar o deus da guerra, das tempestades e do Sol. Quando o "trato" não era cumprido, saques e até raptos eram realizados contra os povos dominados.
A sociedade asteca era formada primeiramente pelo imperador (ser semidivino), nobres e comerciantes, especialmente os atacadistas, que trabalhavam com objetos de luxo. Depois, vinham os camponeses, que prestavam serviços públicos e os escravos, prisioneiros de guerra que eram condenados pela justiça.
Os astecas possuíam vários conhecimentos em cálculo, engenharia e agricultura, o que de fato explica a tamanha perfeição empregada nas cidades astecas, principalmente a de Tenochtitlán.
FONTE: Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/astecas.htm Acesso em 25 de fev. de 2020. JÚNIOR, Alfredo Boulos. História Sociedade & Cidadania. 4a. ed. São Paulo: Editora FTD, 2018.
Comments