RESUMO DE GEOGRAFIA- EXPEDIÇÃO 2: PERCURSO 7
- Marcos Vinicíus Almeida Delduque
- 18 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Iniciaremos este resumo falando sobre os setores de produção. Existem três setores de produção básicos. O setor primário reúne as atividades agropecuárias, extrativistas, a pesca e a silvicultura. O setor secundário abrange as atividades industriais e a construção civil. O setor terciário agrupa as atividades de comércio e de prestação de serviços.
Um ponto de vista interessante é que em razão dos avanços científicos e tecnológicos, entretanto, muitos estudiosos apontam a existência do setor quaternário, que compreende as atividades humanas relacionadas à busca de novas tecnologias e conhecimentos.
Um aspecto primordial é o caso das mulheres e das desigualdades no mercado de trabalho. No Brasil, o número de mulheres na população supera o de homens em quase todas as regiões. Nas últimas décadas, a sociedade brasileira atravessou importantes transformações políticas, econômicas e sociais que afetam mulheres e homens de maneiras diferentes. Uma delas é o crescimento da presença das mulheres no mercado de trabalho, aumentando, em consequência, sua participação na PEA e garantindo a elas maior autonomia.
Apesar disso, muitas mulheres continuam acumulando os trabalhos de seus empregos fora de casa com os trabalhos domésticos. Isso, de fato, gera sobrecarga de trabalho para as mulheres. Nos últimos anos, estudos vêm apontando uma tendência contínua de redução da desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil. Entre outros fatores, o aumento da renda das mulheres está relacionado à conquista de maior espaço na vida pessoal, familiar e na sociedade e ao combate à desigualdade entre os gêneros.
No Brasil, as mulheres vêm superando os homens nos indicadores educacionais relativos aos ensinos médio e superior completos. As mulheres tendem a ter mais qualificação para entrar no mercado de trabalho, mas isso ainda não se reverte em salários mais elevados para a população feminina ocupada.
Outro aspecto considerável e um pouco triste, é o trabalho infantil. As crianças que trabalham, consequentemente têm sua formação escolar prejudicada, além também de estarem expostos a ambientes de trabalho que comprometem seu desenvolvimento biológico e psicológico.
Para concluir o percurso 7, falaremos sobre o envelhecimento da população e suas consequências. Com o aumento da população idosa, o governo, que financia e administra sistemas públicos de saúde e de previdência social, deverá se preparar para maiores gastos com saúde e aposentadoria dos idosos.
Além disso, temos que considerar também a disponibilidade de ajuda familiar para esse grupo. Por isso, investimentos públicos em asilos e casas de repouso são feitos. Além disso, é possível que essas transformações afetem também as empresas, que poderão expandir os programas de treinamento dirigidos aos idosos com o objetivo de reincorporá-los ao mercado de trabalho.
Referências bibliográficas: ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: 3. ed. São Paulo: Editora Moderna. Machismo – Todos os Gêneros (2016).
Commentaires