RESUMÃO DE HISTÓRIA
- Marcos Vinicíus Almeida Delduque
- 1 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
POVOS INDÍGENAS -> INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Astecas, Mais e Incas:
Astecas: eram chamados também de mexicas e tiveram sua origem na América do Norte. Eles chegaram ao Vale do México em 1325 e lá ergueram a cidade de Tenochtitlán. Aos poucos, Tenochtitlán cresceu e os astecas se expandiram, dominando cidades e povos da região e formando um império imenso composto de uma diversidade de povos.
O império asteca nunca foi uma unidade política; era formado por povos com diferentes graus de subordinação aos astecas:
Alguns povos eram administrados por governantes astecas;
Outros pagavam tributos, mas tinham relativa autonomia;
Outros, ainda, só pagavam tributos à força, quando eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas.
Tenochtitlán: no início do século XVI, Tenochtitlán era uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, quatro vezes mais do que Londres, a maior capital europeia na época. Era cortada por dezenas de canais, por onde circulavam barcos carregados de mercadorias, e aquedutos, que traziam água doce das montanhas. A capital asteca possuía também templos, ruas retas e amplas e um mercado central rico e movimentado. A capital asteca resistiu e manteve sua autonomia até 1521, data em que foi invadida e conquistada pelos espanhóis.
OBS: os astecas tinham grande paixão por esporte e além disso desenvolveram tratamentos eficientes com base no grande conhecimento da flora e fauna locais. O médico do rei espanhol Felipe II registrou cerca de 1200 plantas usadas pelos astecas para fins medicinais.
Maias: ocuparam quase toda a Guatemala e as terras onde hoje é o sul do México, Belize, parte de Honduras e de El Salvador. Diferentemente dos astecas, os maias nunca formaram um grande império. Porém construíram grandes cidades. Elas eram independentes entre si, tendo governos, leis e costumes próprios. E, por isso, podem ser chamados de cidades-Estado. Nelas, viam-se palácios, estradas, etc. Além disso, os maias destacavam-se também no campo da Astronomia. Os astrônomos maias conseguiam prever os eclipses do Sol, descrever as fases de Vênus e calcular a duração do ano com bastante precisão. Possuíam dois calendários e os utilizavam ao mesmo tempo. Um deles era um calendário religioso e festivo de 260 dias divididos em 13 grupos de 20 dias. Existe até um observatório de Astronomia, um dos poucos edifícios circulares construídos pelos maias. A partir do ano 900, os maias abandonaram suas cidades e se espalharam pela região. As hipóteses levantadas são:
A) desastres naturais como: epidemias, secas prolongadas e inundações.
B) crises causadas pelos seres humanos: invasões violentas e/ou levantes populares.
Incas: tinham grande capacidade arquitetônica, e uma das provas é Machu Picchu, uma cidade inca, erguida nas montanhas. Kipu: era um cordão no qual estavam amarrados vários cordões menores de cores e tamanhos variados, onde se faziam diferentes tipos de nós. As cores dos cordõezinhos permitiam identificar os tipos de objetos. Os nós indicavam quantidades e datas. Os kipus eram basicamente os poucos registros incas.
OBS: Eu peço para que todos deem prioridade aos livros e cadernos para estudar para a prova, além também da plataforma NEAD. Os meus resumos são apenas estudos extras, com aspectos mais aprofundados e uma revisão (resumo) das aulas que foram dadas.
Comments