top of page

UNIDADE 1-> TEMAS 5 E 6

  • Foto do escritor: Marcos Vinicíus Almeida Delduque
    Marcos Vinicíus Almeida Delduque
  • 21 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Se nós formos falar sobre litosfera (camada sólida do planeta), podemos perceber que essa palavra é “dinâmica”. Para começar, essa camada é formada pela crosta e pela parte do manto superior, que está dividida em placas que flutuam sobre a camada de rocha derretida abaixo delas. Essas placas são estruturas que se encaixam umas nas outras. Elas recebem o nome de placas tectônicas ou litosféricas, que se movem constantemente modificando a crosta terrestre. Elas possuem três movimentos- Colisão: movimento em que as placas se chocam, dando origem a grandes cadeias montanhosas nos continentes, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, a do Himalaia, na Ásia e a dos Alpes, na Europa.Afastamento: movimento em que as placas se afastam umas das outras, fazendo o magma ocupar o espaço.Deslizamento lateral: movimento em que as placas realizam deslizamento lateral, sem colisão nem afastamento.

  1. Os continentes nem sempre foram como hoje, então, existia apenas um continente, que devido as placas tectônicas, se fragmentou e com o tempo deu origem aos continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida. Essa teoria se chama teoria da deriva continental, criada por Alfred Wegner. Porém, a que se refere às placas tectônicas se chama teoria das placas tectônicas.

  2. Além disso, foram encontrados fósseis de animais em diferentes continentes, com estruturas semelhantes, o que indica que um dia os continentes já estiveram unidos.

  3. Os terremotos e tsunamis não ocorrem no Brasil, pois estamos localizados no centro da Placa Sul-Americana e também porque no período Pré-Cambriano, existiam sim montanhas nas terras que pertenciam ao Brasil, porém foram desgastadas pelas forças exógenas da Terra.

  4. Agora, falaremos sobre o surgimento e a extinção de espécies, mas primeiro teremos que falar sobre a origem dos seres fotossintetizantes, que produziam o gás oxigênio a partir da absorção do gás carbônico. O surgimento de novas espécies é explicado pela teoria da evolução por seleção natural, que afirma que os seres vivos se desenvolveram e deram origem a novas espécies ao longo do tempo.

  5. Um aspecto primordial sobre a evolução da Terra é a camada de ozônio, que é uma camada formada por gás ozônio, que filtra os raios ultravioletas, que são nocivos à nossa saúde.

  6. Agora, para fechar com chave de ouro, existem as extinções em massa, que levaram à extinção um grande número de espécies, como a dos dinossauros, que foram extintos na era mesozoica, no período Cretáceo.

  7. OBS: Deem prioridade aos livros e cadernos e ao NEAD.

FONTE: BRASIL ESCOLA. Abiogênese e Biogênese. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/abiogenese-biogenese.htm Acesso em 20 de fev. de 2020. ARARIBÁ PLUS, São Paulo: Editora Moderna, 2018.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Playlist de conhecimento - 2020

Produção do ano de 2020: 1 - UNIDADE 1 -> TEMAS 1 E 2 2 - UNIDADE 1 -> TEMAS 3 E 4 3 - UNIDADE 1 -> TEMAS 5 E 6 4 - POVOS INDÍGENAS-...

 
 
 

Commenti


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Marcos Vinícius de Almeida Delduque. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page